ética sigilo profissional
Resumo
O artigo refere se ao sigilo e a ética de um assistente social,com o objetivo de chamar a atenção de como o meio de comunicação expõe a vida da população pobre e os principais requisitos posto ao assistente social em relação a direito e deveres legal.
Introdução
O artigo tem como objetivo mostrar ao assistente social a importância do sigilo que as veze parece ser simples, mas analisando vemos que é algo mais complexo. Analisando vemos a responsabilidade de guarda um segredo que muitas das vezes o usuário não quer que venha a publico.como saber se devemos ou não expor este segredo?
Todo profissional qualificado tem como uma obrigação conhecer o código de ética ,que é através deles termos a base mais sólida de como trabalhar .O bom profissional que se preze sabe que nem sempre manterão o segredo em sigilo absoluto ,mas através de seus conhecimentos ele ira avaliar se deve ou não guarda este segredo.
Através do sigilo profissional teremos a visão de avaliar as seguintes questões: para quem, com qual a necessidade?;para que?Em que condições?Essas questões não podem ser pensada se é real ou não, mas avaliada partir das informações e interrogações do usuário.
Dessa forma as reflexões serão apresentadas não como um catalago ou um guia pratica de comportamento e sim questionar o exercício do profissional.
Desenvolvimento
O sigilo profissional trata se da privacidade do usuário,e que muitas das vezes é violado seu direito através da mídia que expõe a realidade que nem sempre é da forma mostrada e dita em programas televisivo para dar audiência e ibope que apenas a emissora lucra com a exposição desta família que as alguns caso por inocência ou necessidade acaba passando por este papel humilhando se perante a sociedade e os capitalistas lucrando com a miséria e sofrimento alheio.E ainda aparece os políticos fazendo propostas e propagandas enganosas que na maioria das vez não serão cumpridas
Apenas dando e tirando