Estudo de caso - Azaléia
Disciplina: Organização do Trabalho
Estudo de Caso – Azaléia: Competitividade e Globalização
1. Quais foram as principais ações estratégicas da Azaleia que a diferenciaram de seus concorrentes brasileiros?
Entre o final da década de 1960 e até meados da década de 1990, a Azaléia focou no mercado doméstico, onde via uma grande possibilidade de incremento nas vendas, já que este mercado não era o foco de seus principais concorrentes, e sim, a exportação, principalmente para os EUA, devido ao boom exportador dessa época.
Além disso, da década de 1990 em diante passou a atuar mais ativamente no mercado de exportação (onde já atuava mas passivamente, sem realizar muitos esforços). Nesse aspecto, demonstrou bastante flexibilidade nas estratégias competitivas, não se fixando em uma alternativa apenas, e variando conforme as mudanças no mercado. O fez por meio de exportações diretas com investimento em ações de marketing e fortalecimento da marca, abertura de lojas próprias e franqueadas exclusivas no exterior (América Latina e República Tcheca). Abertura de subsidiária de vendas no exterior.
Além do desenvolvimento da marca como um todo, e o uso exclusivo de rede na América Latina, a empresa diferenciava-se também por produto, com tecnologia e design próprios.forte ênfase na construção de marcas e no desenvolvimento próprio.
A Azaleia divergiu também das grandes empresas globais, como a Nike e a Adidas, ao se recusar a tornar-se simplesmente uma gestora de marcas, como desejado por seu então presidente, Antônio Britto, preferindo manter sua tradição industrial e seu compromisso de emprego com os funcionários.
2. Quais são os prós e os contras dessas ações?
O fato das ações estratégicas da empresas estarem sempre envolvidas num cenário flexível, no qual ela conseguiu criar situações favoráveis em sua maioria, fornece o