Trabalho
Um estudo de caso na empresa Vulcabras|Azaleia.
Do ponto de vista da Área de Recursos Humanos (ARH), a saúde e segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a prevenção da força de trabalho. De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho (H&ST), constituem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde e um completo bem-estar físico, mental e social que não consiste somente na ausência de doença ou enfermidade.
A higiene do trabalho ou higiene industrial, como muitos a denominam tem caráter eminentemente preventivo objetivando a saúde e conforto do trabalhador através de um conjunto de medidas educacionais, médicas e psicológicas que em sua grande maioria são exigidas por lei através de Normas regulamentadoras (NR).
Justificamos este trabalho pela importância que o assunto traz em preservar o bem estar do colaborador sendo assim abordaremos de modo claro e objetivo alguns métodos de aplicação e monitoramento no ambiente de H&ST, na empresa Vulcabras|Azaleia, que em seu plano estrutural visa o bem estar do colaborador, principalmente em sua área produtiva no qual existem inúmeros riscos que sem a devida prevenção poderia trazer sérios danos tanto ao colaborador e sua família como a empresa que teria que arcar com despesas e possíveis processos trabalhistas.
Diante de tantas regras como a empresa aplica os procedimentos de H&ST de forma que traga resultados e aumento na produtividade?.
A Vulcabras|Azaleia foi uma das empresas ganhadoras do Prêmio Proteção total Brasil 2013, na categoria de segurança de máquinas e equipamentos que é uma das mais importantes distinções concedidas ao trabalho desenvolvido dentro das empresas em prol da saúde e segurança do trabalhador. Para a Vulcabras|Azaleia este premio reflete o pesado investimento na ordem de 26,5 milhões de reais investidos na proteção de máquinas