energias alternativas
Nos últimos anos o nosso planeta vem sofrendo com muitos problemas ambientais, principalmente relacionados à geração de energia por meio da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão, entre outros, onde há liberação de dióxido de carbono (CO2), um gás poluente que ultimamente vem agravando a situação do efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre a partir da entrada da irradiação solar, esta aquece a terra e ao tentar sair da atmosfera é impedida pelos gases do efeito estufa e refletem como em um espelho. Este fenômeno é o que permite a vida na terra, porém por ações antrópicas ele se agravou de tal forma que se tornou um problema. Com a temperatura terrestre cada vez maior as calotas polares estão derretendo, com isso o nível dos oceanos vem aumentando e sumindo com regiões que antes eram habitáveis.
Por este motivo que cientistas vêm procurando a solução deste problema, por meio das energias alternativas ou limpas. Porém, até hoje não foi encontrada nenhuma fonte de energia totalmente eficaz e limpa de forma que não cause algum impacto ao planeta, dentre as energias alternativas mais populares tem a de biomassa e bicombustíveis, porém o etanol, também causa um aumento na emissão de CO2.
Outra fonte de energia alternativa é a energia eólica que é produzida partir de uma hélice, que gira com o vento, conectada a um gerador que produz a eletricidade. A quantidade de energia criada não é determinada pela força do vento, e sim de acordo com o tamanho das hélices, e é muito importante que o movimento seja uniforme. O ponto negativo é que ele pode desviar a migração dos pássaros e matar, ele pode desviar o sentido da corrente de ar, podendo causar mudanças climáticas.
Uma alternativa para que a queima de combustível fóssil seja evitada, é o uso da energia nuclear, que é produzida a partir da fissão dos átomos de U235, e a energia dessa reação é utilizada para aquecer uma caldeira de água, que movimenta uma