Reutilização de resíduos da construção civil
iii
Deus, por mesmo nós tendo se afastado Dele na maior parte do nosso tempo, Ele não nos abandonou. Aos professores, pelo tempo e paciência a mim dedicados e pelo espírito crítico o qual espero, pelo menos em parte, ter adquirido. Aos nossos pais: aos nossos pais por uma vida digna e as mães pela formação Aos nossos queridos amigos: do curso Técnico de Edificações queremos agradecer os grandes momentos de alegria e também os de tristeza que compartilhamos, a semente de amizade que plantamos juntos e mesmo distante tenham a certeza que estaremos torcendo por cada um. Contudo, dedicamos nosso trabalho a Instituição “Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira”: á todos dessa Instituição sem exceções nosso respeito e agradecimento à forma pela qual nos trataram. Um abraço especial a todos da Empresa ECOPLAN ARQUITETURA E PLANEJAMENTO, na pessoa do Arquiteto José Ricardo de Carvalho, que nos forneceu a planta para a elaboração do projeto desse TCC.
iv
AGRADECIMENTOS
Este trabalho é dedicado à “Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira”, em especial a todos os professores, alunos e demais pessoas que fazem parte dessa família.
v
RESUMO
A globalização e escassez de recursos naturais têm provocado uma busca cada vez maior pelo desenvolvimento de novos produtos e processos. A reciclagem e reutilização deixaram de ser diferencial passando a necessidade há algum tempo. Este trabalho teve como objetivo pesquisar acerca de resíduos originados pelo setor da Construção Civil (RCC) no município de São Paulo e regiões que compõem a Grande São Paulo, identificando os passíveis de utilização na elaboração e execução de um projeto paisagístico. Obtém-se um diagnóstico dos resíduos encontrados nos eco pontos e a sua disposição ao longo da cidade. Na perspectiva de paisagismo sustentável, que insere esses resíduos em projetos paisagísticos, foram identificadas: pedras e cascalho fruto de demolições e reformas, brita, tijolos, resíduos de madeira e