Patente
Todo invento original, no nível internacional, que seja útil e apresente potencial para comercialização pode ser patenteado, em um ou mais países, assegurando aos titulares da patente o direito de produção e exploração comercial do produto originado nos países em que foi patenteado. Quando Patentear um Invento ? |
O invento deve ser original no nível internacional, apresentar potencial comercial e não ser óbvio. Custo e dedicação significativos são requeridos dos escritórios de propriedade intelectual e do inventor para depositar uma patente. Muitas invenções nunca são patenteadas, algumas são retidas até que se completem ou o mercado esteja pronto para recebê-las, e só algumas são processadas rapidamente. Portanto, várias questões devem receber resposta antes que uma tecnologia seja patenteada.
Originalidade e viabilidade técnica * Foi efetuada busca de patentes? * O invento é original no nível internacional? * Há um protótipo para demonstração?
Maturidade do invento * A tecnologia não é prematura, dado o mercado atual? * Os possíveis interessados perceberão a sua utilidade? * O invento está pronto para produção em escala ou terá que ser desenvolvido pelo licenciado? * Quem deverá investir mais para torna-lo fabricável?
Mercado potencial * Alguém precisa de tal invento? * Há produtos similares no mercado? * Em caso positivo, esta invenção é mais barata, melhor que os similares ou apresenta outras vantagens sobre eles? * Quem são os possíveis clientes para o invento? * Quais são os diferentes mercados para o invento? * Há estimativa de mercado atual e futuro?
Licenciamento
* O protótipo pode ser usado para facilitar o licenciamento? * O inventor está interessado em demonstrar o invento aos potenciais licenciadores?
Custos
* Será necessária patente internacional? * O faturamento previsto cobrirá os custos de patenteamento?
Dificultadores
* Será