Estatistica
Visão transformacional de gestão de pessoas
Diego cardozo da Silva
Prof: Killano Guesser
Prof: Vilma Aparecida Depiné Dalpiaz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (0371)- Estatística
16/07/07
RESUMO
Mapeamento da gênese e do ciclo evolutivo do debate metodológico e conceitual contemporâneo liderado pelas principais agências multilaterais e instituições internacionais produtoras de informações sobre inovação tecnológica à luz da experiência e do esforço de convergência metodológica da Fundação Seade na produção de pesquisas e novas métricas estatísticas que mensurem a criação e difusão do conhecimento na economia.
Palavras-chave: Estatística;Inovação;Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo irá sistematizar o histórico institucional e a discussão contemporânea sobre produção, bem como a construção de séries intertemporais de estatísticas de inovação e difusão tecnológica no âmbito da OECD, da perspectiva de países em desenvolvimento, tendo como parâmetro a experiência da implementação da Paep - Pesquisa da Atividade Econômica Paulista, concebida pela Fundação Seade no Estado de São Paulo.
O artigo está estruturado essencialmente em três partes. Na primeira, é operado um histórico da evolução das instituições produtoras de estatísticas, descrevendo o aperfeiçoamento dos conceitos e das metodologias de indicadores tecnológicos. A segunda parte é dedicada a relatar a experiência da Fundação Seade na implementação da Paep (aplicada no Estado de São Paulo) e da Paer -Pesquisa da Atividade Econômica Regional, realizada em todas as Unidades Federativas do Brasil. As duas pesquisas de natureza econômica captaram informações sobre inovação e novas tecnologias na economia. Neste tópico, é registrada a metodologia aplicada, assim como os procedimentos de composição amostral e alguns resultados obtidos. Por fim, são retratados os principais aprendizados