Itc projeto de pesquisa
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
LUIZ ROBERTO MONTEIRO
THALLES DE LIMA
BRUNO OLIVEIRA BISPO
PEDRO BARBOSA
HERBERT BRUNO PEIXOTO
Segurança nos canteiros de obra da cidade de Salvador-Ba, no período de 2005 a 2010.
Salvador
2011
SUMÁRIO
1 PROBLEMA 3 2 HIPÓTESE 3
3 OBJETIVO 3
4 JUSTIFICATIVA 3
5 METODOLOGIA 3
6 REVISÃO DE LITERATURA 5
7 CRONOGRAMA E ORÇAMENTO 6
8 REFERÊNCIAS 6
PROBLEMA:
Elevado índice de acidentes envolvendo operários da construção civil, em canteiros de obras, na cidade de Salvador.
HIPÓTESE:
A baixa qualificação aliada à falta de capacitação dos operários da construção civil esta diretamente relacionada ao elevado índice de acidentes em canteiros de obras.
OBJETIVO:
Estabelecer uma relação entre o baixo nível de escolaridade, baixa qualificação e falta de capacitação do empregador para o exercício das atividades de construção civil, dentro do canteiro de obras, na cidade de Salvador.
JUSTIFICATIVA:
Mostrar a necessidade de qualificação e capacitação da força de trabalho da construção civil, sobretudo quanto a percepção de risco durante a realização de suas atividades laborais no canteiro de obras.
METODOLOGIA:
Levantamento de dados, junto ao INSS, através de pesquisa descritiva, com observação documental dos formulários de Comunicação de acidente de trabalho - CAT , com registro das informações da razão social do empregador, ocupação do acidentado, data do acidente e a descrição da situação geradora do acidente.
Levantamento de dados, junto às empresas que tiveram empregados envolvidos em acidentes de trabalho, através de pesquisa descritiva com observação documental dos dados de escolaridade e cursos de formação dos profissionais envolvidos em acidentes em canteiros de obras e os treinamentos de capacitação oferecidos pela empregadora, relacionado a atividade laboral ou a segurança do trabalho..
Após o