Passos da administração
Capítulo Sete
Taiane de Araújo Brito
PROCESSO FORMAL DE PLANEJAMENTO: UM EXEMPLO
Passo 1: Neste passo, é determinado o objetivo que conduz a missão em termos concretos, revendo e compreendo a missão da organização, ressaltando que os valores dos administradores irão afetar os tipos de objetivos que eles selecionarem. Passo 2: Identifica as metas e estratégias existentes, sendo definidas e comunicadas com clareza através de toda a organização. Resulta de um planejamento estratégico formal anterior, ou da atuação estratégica informal, porém explícita, de um líder organizacional forte.
Passo 3:Identifica os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo econômico, tecnológico, sócio-cultural e político/lega da organização podem influenciá-las indiretamente, e os modos pelos quais os competidores, fornecedores, clientes, órgãos governamentais e outros podem influenciá–la indiretamente.
Passo 4:A partir dos objetivos e estratégias existentes, surgem arcabouços para analisar seus recursos. Essa análise é necessária para identificar as vantagens e desvantagens competitivas da organização, suas forças e suas fraquezas em relação aos outros competidores.
Passo 5: As oportunidades e as ameaças decorrem de muitos fatores, logo as mudanças nas condições de mercado apresenta uma nova oportunidade, essas mudanças, principalmente as tecnológicas apresentam também uma clara ameaça. Portanto é importante está sempre atualizado a partir do momento que se determina o que quer, no intuito de conquistar o objetivo.
Passo 6: Depois de serem analisados os recursos e o ambiente, pode-se prever os resultados de prosseguir com a estratégia atual. Quanto mais tempo essa estratégia estiver sendo seguida, e quanto mais estável for o ambiente, mais fácil será fazer essa previsão.
Passo 7: Se parecer necessário modificar a estratégia para eliminar o hiato desempenho (diferença entre as metas estabelecidas e os resultados alcançados), o