Comuna de paris
Significativa e relevante experiência social e política da luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais populares pela construção do socialismo.
A Comuna de Paris foi um movimento revolucionário que ocorreu em 1871 na França logo após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana. Foi foi fundado o primeiro governo operário da história. É necessário compreender o contexto histórico para que possamos entender as causas que levaram ao acontecimento da Comuna de Paris. A Guerra Franco-Prussiana ( 1870- 1871) foi um conflito entre a França e o Reino da Prússia, motivada pelo equilíbrio de poder entre as grandes potências após as Guerras Napoleônicas. A derrota do exército francês para o exército prussiano em 1870, foi o estopim para que uma série de movimentações populares em Paris. O burguês Adolphe Thiers havia assumido o poder na França e assinado um acordo de paz com Bismarck, chanceler prussiano. A indignação da população em relação ao contrato firmado entre Thiers e Bismarck gerou uma revolta contra o governo francês. A população Parisiense exigia reformas, incluindo modificações no direito à propriedade.
Pressionado, Adolphe Thiers transferiu o governo para a cidade de Versalhes, o que desagradou ainda mais a população. Com o apoio da Guarda nacional, a classe operária tomou o poder em Paris, em março de 1871. A população organizou a Comuna de Paris- um governo popular encarregado da defesa da cidade, composta por noventa pessoas eleitas pelo voto universal masculino. Seus integrantes eram representantes de diversas vertentes socialistas, incluindo o Marxismo. A instalação da Comuna de Paris na França representou pela primeira vez na história, os trabalhadores tendo acesso ao poder. Com o movimento revolucionário, houve a separação entre a Igreja e o Estado. Além disso, o Conselho da Comuna reuniu republicanos próximos às concepções jacobinas e representantes de várias tendências do movimento