Atps de administração passo 1
Tal como conhecemos hoje, elevado ao status de ciência, a Administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores, advogados.
A ciência da Administração e a Teoria Geral da Administração representam, hoje, as conquistas de uma longa história, no campo do conhecimento humano que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial.
A chamada 1ª Revolução Industrial começa, praticamente, com a mecanização da indústria têxtil, na Inglaterra (1769) e ganha um extraordinário vigor e extensão a partir da descoberta da máquina a vapor (1776) que vai produzir um espantoso desenvolvimento nos transportes terrestres e marítimos, e uma verdadeira “revolução” nas fábricas, substituindo mão-de-obra por máquinas, mas, ao mesmo tempo, multiplicando o tamanho e o número das fábricas, assim como a quantidade dos produtos.
Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.
A ênfase de Taylor e seguidores eram absolutamente concentrados na tarefa, na racionalização e na redução do tempo de execução. Enxergavam a organização de “baixo para cima”, na tentativa de entender a organização através da tarefa.
Taylor entendia que o sucesso do individuo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização, como consequência, todas as propostas como a racionalização e a divisão do trabalho seriam aceitas sem restrição, pois elas iriam contribuir para o sucesso da organização.
Taylor entendia que a sua contribuição tinha um efeito potencial muito grande do que se pensava inicialmente devido a busca de maior racionalidade e eficiência na execução das tarefas. Esse pensamento tinha por objetivo eliminar o conflito entre