parto humanizado
WALESKA PAIXÃO
PARTO HUMANIZADO
BELÉM-PA
2015
PARTO HUMANIZADO
Trabalho de avaliação, apresentado ao curso Técnico em Enfermagem Waleska Paixão, para obtenção da nota de grau técnico.
BELÉM-PA
2015
FERNANDA MARTINS DE AQUINO
LEANDRO HENRIQUE MACAMBIRA SANTOS
Trabalho de avaliação, apresentado ao Curso Técnico em Enfermagem Waleska Paixão, para obtenção de nota de grau técnico.
Data: __/__/__
Nota: ________
Banca Examinadora
___________________
Prof
___________________
Prof
BELÉM-PA
2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A REDE CEGONHA
3 AS DOULAS
4 OS METODOS
5 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 REFERENCIAS
8 ANEXOS
INTRODUÇÃO
Uma importante questão a ser esclarecida é que o termo "Parto humanizado" não pode ser entendido como um novo tipo de parto, onde alguns detalhes o definem, como o uso da água ou a posição, a intensidade da luz, a presença do acompanhante ou qualquer outro metodo.
Muitas mulheres ao relatarem seus partos via cesariana mostram a frustração de não terem parido naturalmente, com as próprias forças, os seus filhos. O parto humanizado, no Brasil, é uma nova forma de lidar com a gestante respeitando sua natureza e sua vontade.
No parto humanizado é a gestante e seu filho que está para nascer que recebem a devida atenção. Tão importante quanto os procedimentos médicos também é a atenção e cuidado com o delicado momento em que mãe e filho estão vivendo. Uma diferença marcante dessa nova forma de parto são os procedimentos, muitas vezes não necessários, de rotina usados nos hospitais como indução do parto, corte do períneo ,ou seja, episiotomia, uso de anestesia, raspagem dos pelos pubianos, parto cirúrgico ou parto cesárea. Esses e outros procedimento são utilizados apenas quando a gestante e seu cuidador concordam na manobra a ser feita, isto é, a gestante participa ativamente