Podologia
O objetivo dessa pesquisa, é mostrar que podologia vem atuando juntamente com a Medicina de forma de prevenção e orientação aos pacientes, Segundo Bega 2006.
A profissão passou a ser reconhecida, como Podologia, um ramo auxiliar da saúde, onde o foco é direcionado para diversas doenças dos pés, por várias patologias dos mesmos como por exemplo a Onicocriptose entre outras agressões provocadas por maus hábitos, fisiologia e anatomia. Escolhemos este tema a fim de proporcionar tratamentos eficazes aos pacientes devolvendo saúde e bem estar.
INTRODUÇÃO
Anatomia da unha
Unhas são lâminas córneas duras, porém flexíveis, translucidas nas extremidades dos pés e das mãos e tem como função básica a proteção dessas estruturas, ocupando a parte distal das falanges dos dedos formada por uma queratina especial ‘Aniquia’ (dura) rodeada por uma queratina mole.
Onicocriptose:
Nome científico que se dá a unha encravada, resultado da penetração da lâmina ou parte dela (espícula), na prega periungueal. Pode ocorrer uma lesão, permitindo a entrada de microrganismos dando origem a processos infecciosos.
Causa: Morfologia dos dedos ou unhas (congênitas, adquirida). Calçado inadequado etc. De acordo com Bega (2006).
HISTÓRIA DA PODOLOGIA
O termo Podologia originou-se do grego: o prefixo `Podos`, significa pé/pés e o sufixo de `Logos`, tratado, estudo, conhecimento. Forma-se então o termo `Podologia`, que é o nome da ciência que trata o estudo dos pés. Podólogo, termo obviamente com as mesmas origens, designa a pessoa que é técnico cientifico adequado, aprofundado na anatomia, fisiologia, Podopatia e conhecimento biomecânico dos pés. Através do decreto da lei de 1957, a profissão passou a ser considerada como atividades afins da medicina.
Há algumas décadas que o pé é objeto de análise, investigação, diagnóstico e terapêutica de várias patologias que o afetam, motivo que originou o