cuidado humano
Humano
Considerações sobre o cuidado (
A história demonstra que o cuidar sempre esteve presente nas diferentes dimensões do processo de viver, adoecer e morrer, mesmo antes do surgimento das profissões.
Filologia da palavra
Cuidado.
Segundo clássicos dicionários de filologia “Cuidado” do latim cura
Na forma mais antiga de amor e de amizade
contexto
Para outros colocar atenção, preocupação, mostrar interesse.
Cuidado então significa desvelo, solicitude, responsabilidade, cautela, precaução, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social.
Cuidado
um modo de estar com o outro, no que se refere a questões especiais da vida e de suas relações sociais, dentre estas o nascimento, a promoção e a recuperação da saúde e a própria morte.
Antes de sermos profissionais somos pessoas e, como tal, cuidamos como pais, filhos, irmãos, amigos, etc. Antes de ser enfermeiro (a), sou filha, irmã, colega, amiga, prima, tia, sobrinha, vizinha – e, ao desempenhar cada um destes papéis sociais, cuido daqueles que me rodeiam. Em suma: o Cuidar diz respeito a cada um de nós.
A humanidade, para existir e se perpetuar, necessita de Cuidados.
Cuidados de enfermagem
Os cuidados de Enfermagem são a atenção particular prestada por um enfermeiro a uma pessoa e aos seus familiares – ou a um grupo de pessoas
– com vista a ajudá-los na sua situação, utilizando, para concretizar essa ajuda, as competências e as qualidades que fazem deles profissionais de Enfermagem.
O cuidado de enfermagem consiste na essência da profissão e pertence a duas esferas distintas:
objetiva, que se refere ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos
subjetiva, que se baseia em sensibilidade, criatividade e intuição.
No cuidado que foca apenas órgãos,