Parto Humanizado
Elaboração de um plano pessoal que determine onde e por quem será assistido o nascimento, a realizar em conjunto com a mulher durante a gravidez, o qual deverá ser compartilhado com o seu companheiro, e se possível, com a restante família. Avaliar os fatores de risco da gravidez durante o cuidado pré-natal, reavaliado a cada contato com o sistema de saúde e durante todo o tempo, desde o primeiro contato com o técnico de saúde, até ao trabalho de parto e parto. Acompanhar o bem-estar físico e emocional da mulher ao longo do trabalho de parto e parto, assim como o desfecho do processo do nascimento.
Oferecer líquidos orais durante o trabalho de parto e parto.
Respeitar a escolha informada pelas mulheres do local do nascimento. Prever cuidados durante o trabalho de parto e parto onde o nascimento será possivelmente realizado com segurança e confiança para a mulher. Respeitar o direito de isolamento das mulheres no local do nascimento. Enfatizar o apoio dado pelos técnicos de saúde durante o trabalho de parto e parto. Respeitar a escolha de companhia durante o trabalho de parto e parto.
Oferecer às mulheres muita informação e explicações sobre o que elas desejarem. Não utilizar métodos invasivos, nem métodos farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto e sim métodos como massagem e técnicas de relaxamento.
Fazer monitorização fetal com auscultação intermitente. Usar materiais descartáveis ou realizar desinfecção apropriada de materiais reutilizáveis ao longo do trabalho de parto e parto. Usar luvas no exame vaginal durante o nascimento do bebé e na dequitadura da placenta. Dar liberdade na seleção da posição e movimento durante o trabalho de parto. Encorajar posição não deitada de costas no parto. Acompanhar cuidadosamente o progresso do trabalho do parto, por exemplo pelo uso do Partograma da OMS. Utilizar ocitocina profilática na