parto humanizado
CURSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO
Manaus – AM
2014
A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO
Acadêmica: Eliete Pereira Sá
Orientadora: Andréia Silvana Silva Costa
Co-orientador: Israel Lemos
Projeto apresentado para exame de Qualificação de Graduação em Enfermagem.
Manaus – AM
2014
RESUMO
O presente projeto objetiva analisar sobre a ótica dos enfermeiros, a proposta de atenção humanizada e detectar os sentidos e os limites identificados por eles para a oferta desta forma de assistência.
A pesquisa demonstra que a atenção humanizada em saúde perpassa um amplo conjunto de iniciativas, designadas a uma forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, do direito, da subjetividade, da igualdade e da cultura do paciente e sua família, além do conhecimento dos profissionais envolvidos nesse processo.Para alcançar a humanização da atenção e da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), é imprescindível um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos entre os profissionais e os usuários na produção da saúde.
A gestação mobiliza uma explosão de sentimentos no casal, assim como gera ansiedade com a espera e a preparação para o nascimento do bebê. Nesse momento há um período de transição nos quais os pais se preparam para os novos papeis diante da chegada do bebê e para tudo que isto irá exigir deles. Dessa forma, eles se envolvem de forma física e emocional com o período gestacional. A experiência do parto é considerada uma experiência única na vida do homem e da mulher. Devido a esse fator é necessário considerar o momento do parto como um acontecimento intenso para o casal. Tanto um quanto o outro podem vivenciar múltiplo sentimento com a chegada do novo integrante da família, o que torna