Rochas Utilizadas na Contruçao Civil
Construção Civil
INTRODUÇÃO
As pedras ornamentais constituem uma ótima opção de revestimento para pisos e paredes, graças à durabilidade e aos efeitos estéticos que proporcionam. Além disso, adaptam-se a ambientes internos e externos, admitem inúmeros tipos de tratamento e ainda garantem manutenção simplificada.
Geologia e Mecânica dos Solos
2
LUMINÁRIA CARRANCA (ARENITO)
Uma mesma rocha pode ser um arenito (quando em forma sedimentar) ou quartzito (quando metamórfica).
Ambas são porosas e antiderrapantes, além de não concentrarem calor, o que as torna adequadas para uso em borda de piscina ou como pisos externos. Não requerem grande beneficiamento, bastando cortar no tamanho desejado. A limpeza comum é feita com água e sabão. Periodicamente pode ser necessária uma lavagem com uma solução de água e ácido muriático, sendo mais seguro a contratação de empresa especializada.
3
Geologia e Mecânica dos Solos
LUMINÁRIA CARRANCA (ARENITO)
Geologia e Mecânica dos Solos
4
BASALTO
Incorretamente chamado de granito, pode ser usado em áreas internas e externas como revestimento de pisos e até mesmo de paredes.
De cor preta, substitui o granito em todas as suas aplicações, como tampos de pias e bancadas, além de assegurar bons resultados para a produção de objetos menores. Entre os acabamentos, aceita polimento, lustro e apicoamento. Para a limpeza, apenas água e sabão neutro.
Geologia e Mecânica dos Solos
5
BASALTO
6
Geologia e Mecânica dos Solos
GRANITO
De altíssima resistência, é formado por lava vulcânica endurecida, grãos de quartzo, pequena quantidade de mica (material responsável pela cor) e feldspato (mais conhecido como silicato). No estado bruto é indicado para calçamento de ruas, ou qualquer outro espaço de tráfego intenso ou de serviços pesados. Admite ser polido, lustrado, apicoado, levigado e flameado, próprio nestes casos para revestimento de pisos e paredes,