Partidos politicos
Segundo o Portal do PDT (http://www.pdt.org.br/) e (http://www.pdt.org.br/index.php/pdt/historia) :
Partido Democrático Trabalhista surgiu em 17 de junho de 1979, em Lisboa, fruto do encontro dos trabalhistas no Brasil com os trabalhistas no exílio, liderados por Leonel Brizola. Seu objetivo era reavivar o PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, criado por Getúlio Vargas, presidido por João Goulart e proscrito pelo Golpe de 1964. Desse encontro, ao qual esteve presente o líder português Mário Soares, representando a Internacional Socialista, saiu a Carta de Lisboa, que definiu as bases do novo partido.
"O novo Trabalhismo" - dizia o documento - "contempla a propriedade privada, condicionando seu uso às exigências do bem-estar social. Defende a intervenção do Estado na economia, mas como poder normativo, uma proposta sindical baseada na liberdade e na autonomia sindicais e uma sociedade socialista e democrática.”
Seus líderes: Getúlio Vargas, João Goulart, LeonelBrizola, Darcy Ribeiro, Alberto Pasqualini, Doutel de Andrade, Abdias Nascimento, Neiva Moreira, Carlos Lupi, Manoel Dias.
A criação de sindicatos de trabalhadores que visavam lutar por melhorias de qualidade de vida, regulação de atividade trabalhadora e o estabelecimento de direitos e garantias para os trabalhadores, como por exemplo o fim do trabalho infantil e limite de jornada de trabalho deram início a Ideologia Trabalhista na Inglaterra, já no Brasil a Ideologia se firma com o Presidente Getúlio Vargas através de sua ação política com criação de sindicatos.
O Trabalhismo era equivalente ao Capitalismo Solidarista, ou seja, a ideologia trabalhista reconhecia o capitalismo como um sistema econômico, não se opondo á propriedade privada, mas defendendo intervenções do Estado na ecomomia, corrigindo os excessos do