Partidos Pol Ticos
DISCIPLINA: Ciências Políticas e Teoria do Estado
Professor: Sérgio Gurgel
Tema: “Partidos Políticos”
- Partidos Políticos:
De acordo com a definição jurídica, o partido político é uma organização de direito privado, no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma “união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando à disputa do poder político.
Historicamente, os partidos políticos começaram por ser mais partidos que políticos ou populares. Eram agrupamentos de personagens influentes entre grupos oligárquicos com poderes no Estado.
Entretanto, os partidos obreiros procuraram-se apresentarem-se como políticos, é dizer, com uma proposta de um conjunto de medidas para toda a sociedade. Não se limitaram, pois, à defesa dos interesses enquanto categoria econômica, que estes ficaram entregues aos sindicatos.
Os partidos políticos desempenham funções importantíssimas no campo da formação da opinião pública, na seleção de candidatos, no papel de crítica ao governo estabelecido ou na defesa de posições governamentais, na formação de lideranças, assumindo, ao final, um papel de condutor de comunicação entre governo e povo, nos dois sentidos de direção. Com estas múltiplas funções os partidos assumem a feição de peças estruturais e institucionais do Estado.
Segundo Marcelo Caetano, “o partido político é uma associação de cidadãos que pretendem, mediante a ação concertada junto da opinião pública, obter o exercício e os benefícios do poder. (...). Quanto a associação cívica, consiste num agrupamento de cidadãos que, sustentando certos princípios, procuraram junto da opinião pública conseguir que os mesmos sejam postos em prática pelos governantes. Pela circunstância de defender uma ideologia e de pretender que esta inspire a ação governativa, a associação cívica aproxima-se do partido. Diferencia-se dele, no entanto, porque não visa exercer o poder político, como meio de conseguir