Partidos Pol Ticos No Brasil
Hoje em dia no Brasil todos os cidadãos sabem do que se trata um partido político, sendo elas organizações formais e conhecidas, que são registradas no Tribunal Superior Eleitoral para que possam participar de uma eleição. Os partidos recebem recursos de Fundos Partidários para que possam subsidiar os custos da campanha eleitoral. Na nova democracia os candidatos independentes deixaram de ser permitidos, deixando assim de existir. Assim os partidos contratam cidadãos que desejam entrar e trabalhar com a política.
Mas antigamente os partidos já foram muito diferentes do que é hoje, como por exemplo, na Europa e nos Estados Unidos onde surgiram às organizações de parlamentares, eram muito mais elitistas onde a grande parte do povo não tinha direito de voto, apenas os ‘cidadãos’ que possuíam credenciais, ou seja, que eram da elite. Que ganhavam cerca de 100 ou 200 mil reis por ano, ou seja, apenas 5 % da população.
Esses partidos que começaram a surgir na Câmara dos deputados e no senado nessa época eram grupos que coordenavam os interesses dos representantes no interior do legislativo. Assim tendo grupos defendendo idéias distintas uns dos outros surgindo grupos liberais e conservadores. Já os liberais defendiam mudanças na ordem social e econômica como direitos humanos e das liberdades civis, a livre concorrência, a lei da oferta e procura. E esse partido era composto principalmente por donos de terras e profissionais liberais, e se encontravam nas províncias de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
E os conservadores defendiam o antigo regime a adesão a princípios e valores atemporais que devem ser conservados a despeito de toda mudança histórica e se contrapõem a mudanças abruptas. E segundo uma pesquisa feita na época esse partido era composto principalmente por burocratas de estado com donos de terras, e se encontravam nas províncias de Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Nesta época as eleições obviamente