A Hist Ria Dos Partidos Pol Ticos No Brasil
•
“O partido político é uma forma de agremiação de um grupo social que se propõe organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo”.
(José Afonso da Silva)
CONCEITO DE PARTIDO POLÍTICO
•
“São associações de pessoas com uma ideologia ou interesses comuns que, mediante uma organização estável (Partei – Apparat), miram exercer influência sobre a determinação da orientação política do país”
(Pietro Virga).
SISTEMAS PARTIDÁRIOS
•
Unipartidarismo ou Monopartidarismo.
Só admite a existência de um partido político que busca – ou diz buscar – realizar a “vontade popular”. O sistema monopartidário já teve mais significado histórico, principalmente entre as décadas de 20 a 90 do século passado. Grande parte das repúblicas socialistas era unipartidária. Os países que adotaram o nazismo e o fascismo também tiveram sistemas unipartidários.
• Sistema Bipartidário
Nesse sistema os cidadãos se organizam em dois partidos que se confrontam sempre, revezando-se no poder.
Nesses casos, quando o partido “A” está no poder, o partido “B” é oposição sistemática. Caso o partido ”B” vença as eleições, “A” passará automaticamente a ser oposição. O sistema bipartidário já foi adotado no Brasil, na chamada “Quinta República”(1964 – 1980). A vida política brasileira passava obrigatoriamente pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional ou pelo MDB – Movimento Democrático
Brasileiro. Qualquer outro partido político estava proibido. •
Pluripartidarismo ou Multipartidarismo ou ainda
Polipartidarismo.
É o sistema dominante na grande maioria das sociedades contemporâneas. Nesse sistema, não há limites à constituição dos partidos políticos.
Como exemplo: no E.U.A, o número de partidos políticos ultrapassa 100, na Itália eles são mais de
30, na ex-URSS, a Rússia tem quase 60 partidos regulares. É o sistema adotado no Brasil desde a nossa
Independência em 1822. Só em períodos de
exceção: