Participa O E Controle Social Atps
Centro de Educação a Distância - EAD
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Adriana Feltes - RA 354182
Carine Cardoso de Souza - RA 349276
Marta Rosangela Medeiros - RA 351651
Renata Daiana Farias de Moraes - RA 351450
Tânia Borges de Albernaz - RA 351465
ASSISTÊNCIA SOCIAL: DA CARIDADE AO DIREITO
Professor EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Taquara/RS – Março/2015
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem como objetivo a construção e conhecimento dos conceitos de participação e controle social. A pesquisa apresentada a seguir destaca os principais conselhos Municipais, tendo como principal finalidade obter dados relevantes sobre as formas de acesso ao controle social e participação, no que se refere as politicas publicas sociais, junto da sociedade e na construção da cidadania.
O QUE É PARTICIPAÇÃO e CONTROLE SOCIAL
A Constituição Federal de 1988, cuja qual é também conhecida como, Constituição Cidadã, introduziu os princípios do controle social e da participação popular, vindo então, a consolidar direitos e prever a participação do cidadão, na construção, implementação e controle social.
Na perspectiva de ampliação democrática, a participação na gestão pública cuja qual entendemos que o cidadão, tanto homem quanto mulher, são sujeitos políticos no exercício de seus direitos, permitindo assim a participação da sociedade.
O Controle Social é uma ação realizada de modo organizado e individualizado pela sociedade civil sobre o Estado, sendo possível a partir do momento em que os cidadãos deixam de ser observadores para assumirem sua participação social, sendo capazes de acompanhar e fiscalizar as ações do Estado.
Conforme cita, a autora Maria Luiza Souza, 1991, p.83, “ A participação é requisito de realização do próprio ser humano e para seu desenvolvimento social requer participação nas definições e decisões da vida social” podemos compreender a participação de três formas, cujas quais são a Participação Comunitária, Popular e Social.