Agressa O E Defesa I Lucia
335 palavras
2 páginas
Agressão e Defesa IT citotóxico
A célula T citotóxico é produzida na medula óssea e sua maturação ocorre no Timo.
1) Qual ou quais receptores ela utiliza?
Reconhece antígenos via MHC I através do TCR
2) Qual ou quais suas funções principais?
Os linfócitos T citotóxicos são importantes no combate à infecçoes virais e algumas bacterias intracelulares , uma vez que têm a capacidade de reconhecer e destruir células infectadaspelas mesmas.
3) Quais mediadores e /ou citocinas ela produz?
Perforina ,Granzimas A e B, Granulisina e IFN(Interferon-)
4) Qual ou quais os efeitos destes mediadores e /ou citocinas?
O IFN-inibe a replicação viral e induz o aumento da expressão de moléculas do MHC e de outras proteínas que estão envolvidas no carregamento de peptídeos para moléculas do MHC recém sintetizado nas células infectadas aumentando a chance de que as células infectadas sejam reconhecidas como células – alvo para o ataque citotóxico. O Granzimas enzimas proteolíticas que estão presentes em grânulos citoplasmático de linfócitos T citotóxicos e células NK ativam caspases nas células alvo, provocando apoptose. E a Perforina uma proteína com a similaridade ao nono componente do complemento. Está presente em grânulos de linfócitos T citotóxicos e células NK. Subunidades de perforina montam um poro na membrana da célula-alvo.
5) Possui atividade microbicida?Como ?
Sim.Quando as células T são misturados com células –alvo e rapidamente colocado em contato por centrifugação ,elas podem induzir as células-alvo antígeno-especificas a morrerem dentro de 5 minutos embora possam decorrer horas para que a morte se torne totalmente evidente. Elas se reciclam podendo matar múltiplos alvos.
7)Interage com quais células e /ou moléculas do S.I.?
O linfócito T citotóxico reage com a célula alvo usando receptores antigênico , o co-receptor (cd8) e moléculas de adesão .Pra serem reconhecidos pelo CTL, as células alvo devem expressar as moléculas MHC DO TIPO 1 complexadas para