Simetria
A existência de uma configuração simétrica só é possível se houver a existência, ou que esta seja implícita, de um eixo ou centro em relação ao que ela está estruturada, o eixo é estabelecido por dois pontos.
Simetria bilateral arranjo equilibrado de elementos semelhantes ou equivalentes dispostas em lados opostos de um eixo mediano.
Simetria radial arranjo equilibrado, irradiados, de modo que a composição possa ser dividida em metades semelhantes ao se traçar um plano em qualquer ângulo a um ponto central ou ao longo de um eixo central.
Uma composição arquitetônica pode utilizar a simetria para organizar formas e espaços de duas maneiras.
Simetria total e simetria parcial
É possível criar-se organização construtiva inteiramente simétrica em algum ponto, entretanto, qualquer arranjo totalmente simétrico terá de confrontar e resolver a assimetria de seu terreno ou contexto.
É possível que uma configuração simétrica ocorra em somente uma parcela de um edifício e organize um padrão irregular de formas e espaços ao seu redor. A simetria local, permite que um edifício responda ás condições excepcionais de seu terreno ou programa. A configuração simétrica em si pode ser reservada para espaços significativos ou importantes dentro da organização.
Em essência, a simetria é determinada quando cada lado de um objeto ou de um conjunto de objetos é a imagemespelhada do outro. Uma das formas para obter um ambiente equilibrado e balanceado é ordená-los o redor de um ponto focal - de um eixo.