Elasticidade
Elasticidade
Goianésia, 08 de outubro de 2012
Universidade Estadual de Goiás
Curso: Administração de empresas 1° ano
Professor: Luis Granjeiro
Disciplina: Econômia
Acadêmica: Alynne Alves da Silva Correia
Goianésia, 08 de outubro de 2012
Elasticidade
A elasticidade mede a proporcionalidade que existe entre as variações que ocorrem nas quantidades e as variações provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes (ceteris paribus).
Os tipos de elasticidade
Elasticidade-preço da demanda
Elasticidade-renda da demanda
Elasticidade-preço cruzada da demanda
Elasticidade-preço da oferta
Definições
Elasticidade-preço da demanda
É a descrição do grau de sensibilidade da demanda de um produto, face às mudanças no seu preço, ou seja, mostra o quanto a demanda é sensível à variação do preço. Elástico e inelástico: Um produto qualquer onde existem muitos substitutos, o marcado é restrito e o tempo de análise seja longo prazo, o produto tende a ser elástico, pois se esse produto aumentar o preço, muitos consumidores iram comprar outro produto que possa substituí-lo. E o produto tende a ser inelástico quando o mesmo é essencial, não existem muitos substitutos, o mercado não é restrito e o tempo de análise for a curto prazo, assim mesmo que o preço varie os consumidores não irão deixar de comprar, pois é um produto necessário.
Perfeitamente inelástico: O produto é inelástico quando os consumidores são insensíveis as variações do preço, ou seja, independentemente da variação do preço a variação da demanda não é correspondente.
Perfeitamente elástico: Os consumidores são extremamente sensíveis as variações do preço, ou seja, o consumidor não esta disposto a pagar mais que um determinado preço por um produto, assim o produto se torna perfeitamente elástico.
Elasticidade unitária: A resposta da quantidade demandada é igual a variação do preço, ou seja, de acordo com que o preço varia a quantidade demandada