Simetria
Simetria :
A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos.
Em termos geométricos, considera-se simetria como a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano. Se, ao rodarmos a figura, invertendo-a, ela for sobreponível ponto por ponto (segundo os princípios da geometria euclidiana) ela é simétrica.
Efetivamente, se no meio da letra ‘’O’’ , colocarmos um espelho exatamente no meio da figura, na vertical, a mistura das duas imagens (a real e a refletida) forma um novo ‘’O’’ , já que a letra referida tem esse eixo de simetria. Dada uma imagem, a sua simétrica preservará o comprimento e o ângulo, mas nem sempre mantém a direção e sentido das várias partes da figura (embora isso possa acontecer em alguns casos).
Simetria de Reflexão :
Uma figura tem Simetria de reflexão quando existe pelo menos uma reta que a divide em duas partes que se podem sobrepor ponto por ponto por dobragem, isto é por reflexão. A essa reta dá-se o nome de eixo de simetria. O Eixo de Simetria de uma figura é uma reta que divide a figura em duas partes geometricamente iguais.
Um perfeito exemplo de simetria de rotação encontrada na natureza é o caso da borboleta, a qual apresenta um único eixo de simetria.
Simetria de rotação :
Uma rotação é fácilmente entendida, se imaginar-mos que qualquer ponto da figura irá 'mover-se' ao longo de um arco de circunferência, circunferência esta que terá o seu centro coincidente com o centro da rotação; Ou seja a figura final é obtida através de uma única imagem, onde é mantido fixo um ponto (o centro da rotação) e todos os outros sofrem deslocações ao longo de arcos de circunferência de uma certa amplitude e em torno do ponto fixo .
O sentido em que se roda a figura é muito importante, pois daí depende o resultado; Por convenção fala-se em sentido negativo,