ATPS DE PARTICIPA O E CONTROLE SOCIAL
Joelma Henrique de Souza - RA 379898
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Trabalho apresentado á Universidade
Anhanguera Polo de Juazeiro como requisito de avaliação parcial da disciplina Participação e Controle Social, do Curso
Serviço
Social, a ser postado no dia 15 de abril de 2015.
Orientadora: Mª Edilene X. R. Garcia .
JUAZEIRO – BA
2015
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A participação social está pautada com o alcance e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sócio comunitária, como o conhecimento na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas e nos bairros. E ainda, pode incluir o envolvimento em causas e iniciativas, em obras filantrópicas, trabalho voluntário ou em movimentos comunitários. Deve-se ressaltar a importância de um plano local na condução dos processos de participação social. Além do mesmo beneficiar o exercício da cidadania, sua valorização implica também no resgate de formas de participação social que se estruturam em torno de valores e mecanismos de sociabilidade.
CONTROLE SOCIAL
Controle Social é a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência. O Controle Social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação de metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Diversos estudos vêm sendo produzidos nas últimas décadas para ampliar e aprofundar a discussão sobre as potencialidades, dificuldades e desafios na criação, implementação e melhoria dos mecanismos de participação e controle social no Brasil.
Em estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(IPEA) sobre a participação social como método de governo, com base em dados oriundos do Sistema de Informações Gerenciais e