Resenha Metaciência como guia da pesquisao
1859 palavras
8 páginas
Pontifícia universidade católica – PUCSPTecnologias da inteligência e design digital semiótica peirceana
Profa. dra. lucia santaella
resenha metaciência como guia de pesquisa jorge albuquerque vieira lucia santaella
adelino de castro oliveira simões gala
junho de 2013
O livro Metaciência como guia da pesquisa: uma proposta semiótica e sistêmica foi publicado pela editora Mérito em 2008 e seus autores são Jorge Albuquerque Vieira e Lucia Santaella. Os principais temas que o livro se conecta são: 1. Ciência – Filosofia; 2. Ciência – Metodologia; 3. Meio ambiente – Pesquisa; 4. Pesquisa – Metodologia. O objetivo do livro, nascido no contexto de um grupo de pesquisas da PUC sobre Estudos da Complexidade e aliado ao Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia, é desenvolver uma base metacientífica coerente para pesquisas inter e transdisciplinares que busquem solos filosóficos e metodológicos comuns para o diálogo e intercâmbio entre pesquisadores e compartilhamento de suas pesquisas. Sua estrutura subdivide-se em nove capítulos.
O capítulo 1, “A ciência como um modo de vida”, trata de localizar e apontar uma concepção científica que apresente um profundo laço que possivelmente costure de modo coerente pesquisas inter e transdisciplinares e que se conecte de forma consistente com as escolhas teóricas necessárias para a construção de uma Metaciência orientadora das atividades dos pesquisadores. Tal solução foi encontrada na filosofia de ciência de C. S. Peirce, autor cuja obra enfatiza a natureza coletiva das atividades científicas, dependentes da solidariedade, da heterocrítica e de processos sócio-históricos, preocupações que se ajustam as necessidades de diálogo, compartilhamento e colaboração mútua que caracterizam o contexto do tipo de pesquisa proposto pelo livro.
O capítulo 2, “A Metaciência como guia”, procura desenhar a base conceitual do termo metaciência, definindo os princípios científicos finais que devem apresentar-se nos