ATPS De Participa O E Controle Social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA /POLO DE NOVO HAMBURGO/RS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
ALBERNAS FERNANDES DA SILVA – RA 386056
CARMEM LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA – RA 386716
JÉSSICA BRAZEIRO DE MATOS – RA 392594
LUCIANE WEBER – RA 387141
MARTA ALINE AMARAL DA SILVA – RA 387856
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS:
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
TUTORA À DISTÂNCIA: EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
TUTORA PRESENCIAL: KAREN LÍGIA LEÃO
NOVO HAMBURGO/ RS
31 DE MARÇO DE 2015.
1. INTRODUÇÃO:
Através desta ATPS poderemos entender, as demandas presentes na sociedade, que levam o Assistente Social a formular respostas profissionais, para o enfrentamento da questão social.
Também veremos como o Assistente Social, pode contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais, através dos conselhos gestores, frisando que participar é um direito e ao mesmo tempo um dever de todo o cidadão. Precisamos entender nossas responsabilidades na cogestão das questões públicas, através dos conselhos gestores.
2. DESENVOLVIMENTO:
Conceitos de Participação e Controle Social
A Constituição Federal de 1988, no Art. 204, inciso II, além de indicar o caminho da descentralização e da municipalização, garante a participação da população por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis, através dos conselhos gestores.
A participação popular enquanto princípio constitucional, tem como objetivo o interesse comum, buscando algo por vias administrativas ou judiciais. Ou seja, é o direito de participação política, de decidir junto, de compartilhar a administração, opinar sobre as prioridades e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, confirmar, reformar ou anular atos públicos.
Desta maneira entendemos que participar é um direito garantido em lei, mas salientamos que também temos responsabilidades, na cogestão das questões públicas,
por