parcial
Com a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. A partir desse contexto, o setor de recursos humanos torna-se mais valorizado, pois se percebe a importância do capital humano para enfrentar o mercado globalizado. Tendo em vista essa percepção, este estudo tem como finalidade pesquisar como os gestores de uma pequena empresa percebem a implantação do setor de recursos humanos e quais são as possibilidades e desafios de implantar esse setor nessas circunstâncias. Para a melhor compreensão da temática, foi realizada a implantação do Recursos Humonos em uma empresa fictícia. A teoria aborda uma perspectiva importante com relação às contribuições do departamento de RH para a organização, e mostra a importância em implantar o setor por parte de pequenas empresas.
Palavras-chave: recursos humanos, competitividade, capital humano.
Introdução
O objetivo deste trabalho se concentra no desenvolvimento de um estudo da viabilidade de implantação de um setor de Recursos Humanos em uma empresa privada. Para isso foi criada uma empresa fictícia, ItaFlora Ltda, que não possuía um departamento de RH, e tinha a Direção Geral, como responsável em dar ordens a todos os setores da organização, e com os demais setores da organização e também está alocado como setor de tomada de decisões, mas sem um departamento de pessoal, sobrecarrega toda a equipe de trabalho. Para a concretização deste propósito foram considerados para a análise, os conceitos, anomalias e características, importância de Recursos Humanos e gestões existentes. Foram abordadas todas as variáveis que são necessárias para que se tivesse uma fundamentação teórica para desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional.
A implantação da Psicologia Organizacional na área de recursos humanos é um passo fundamental para que os resultados sejam excelentes com a redução