Paradigmas de acessibilidade
Dejamir Sousa1
Hedley Lima¹
Luciana Brito¹
Rodrigo Alexandrino¹
RESUMO
Este artigo fala sobre paradigmas de acessibilidade, ou seja, modelos a serem seguidos que consequentemente levarão o usuário a ter acesso sobre o que lhes é desejado. Esse artigo tem como principais paradigmas de acessibilidade o da Inclusão Digital, Acessibilidade Comunicacional (tendo por bases Closed Caption, Libras e Audiodescrição) e Acessibilidade Arquitetônica Para Deficientes Físicos.
Palavras-chave: Acessibilidade. Paradigma. Inclusão.
ABSTRACT
This article talks about accessibility paradigms, ie, role models that eventually will lead the user to have access to them about what is desired. This article's main paradigms of the accessibility of Digital Inclusion, Accessibility Communicational (by having bases Closed Captioning, audio description and Pounds) and Architectural Accessibility For Handicap.
Keywords: Acessibility. Paradigm. Inclusion.
1 INTRODUÇÃO
A capacidade de realizar trabalho é uma das características cruciais na distinção do ser humano das demais espécies. Essa capacidade possui uma característica ímpar, que é a de proporcionar dignificação a aquele que a pratica. Tal capacidade de mudar o meio a sua volta, por meio do trabalho, fez com que a sociedade humana se desenvolvesse de maneira exponencial, e esse desenvolvimento vem agregados de mudanças, e essas mudanças remodelam a forma de disposição social, e isso porventura acarreta na agregação em novas preocupações e deveres.
As organizações sociais, os modos de locomoção, de moradia, de comunicação, são exemplos de áreas que sofrem grande impacto no processo de evolução da sociedade humana, e garantir a participação de todas as parcelas da sociedade em todos os serviços que essa oferece é algo que tem se tornado um desafio.
Se uma análise for feita na sociedade vigente na primeira metade do século XX no Brasil, nota-se uma organização social que