Energia Eólica
Produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
Esse tipo de energia é mais cara do que a gerada pelas hidrelétricas, pois suas energias são essenciais. A maioria das formas de geração de eletricidade requer altíssimos investimentos de capital e baixo custo de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica, onde os custos com a construção de cada aerogerador de alta potência podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero.
O Brasil é o país em que se encontra em maior ascensão neste tipo de energia, pois já se fabrica peças necessárias para os aerogeradores, em Sorocaba-SP e no Ceará.
Alguns lugares onde já existem projetos e liberação de investimentos para serem construídos parques eólicos são Palmas (PR), Laguna (SC), Bom Jardim da Serra (SC) e Osório (RS), e também na região do Nordeste, em Ceará e Rio Grande do Norte, pois neles se encontram grandes proporções de ventos para esta geração de energia. Em Água Doce (SC), já existe o parque eólico, onde é considerado o maior do sul do Brasil.
O fato de que energia eólica seja uma fonte de energia higiênica, limpa, renovável e ecológica