Paradigma emergente
O objetivo do presente trabalho visa fazer uma reflexão do filme “O Ponto de Mutação” (título original: Mindwalk) com os três textos trabalhados em sala de aula no segundo bimestre de 2013. Os três textos utilizados em sala de aula foram: “Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras” de Rubem Alves, “Um discurso sobre as ciências” de Boaventura de Sousa Santos e “Das partes para o todo” de Fritjof Capra. Os temas a serem abordados no presente trabalho serão: a formação de um paradigma, os dois tipos de paradigmas (dominante e emergente) e como a crise num paradigma dominante resulta em um paradigma emergente. Através da leitura e da interpretação dos textos citados acima e da interpretação do filme também citado, o trabalho apresentará uma relação entre ambos os materiais.
Palavras-chave: Paradigma emergente. Pensamento sistêmico. Mecanicismo. Paradigma dominante. Crise no paradigma dominante.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 04
2. RESUMO DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO” ...................................... 05
3. RELAÇÃO DO FILME COM TEXTO I ......................................................... 06
4. RELAÇÃO DO FILME COM TEXTO II ......................................................... 08
5. RELAÇÃO DO FILME COM TEXTO III ........................................................ 10
6. CONCLUSÃO ................................................................................................ 13
7. REFERÊNCIAS ............................................................................................. 14
1. Introdução
Ao longo da história da humanidade, paradigmas se formaram como explicações para os fenômenos da vida e da morte, porém questionamentos também se formaram sobre como tais paradigmas são criados. Outras visões de mundo sempre estiveram e estão presentes e por isso, neste trabalho