Problemas de coluna
Escoliose
A sua coluna vertebral no plano coronal (olhando de frente, ou de costas) normalmente é retilínea, podendo ter pequenas variações de inclinações e curvas até 10 graus. Quando existe uma curva acima de 10 graus neste plano, dizemos que está presente uma Escoliose.
As escolioses não apresentam uma causa identificada em 80-90% dos pacientes, sendo chamadas de "idiopáticas". Uma minoria (10-20%) apresentam um fator causal secundário (escolioses congênitas, neuromusculares, neurofibromatose, etc.) que pode ser identificado. Quando avaliamos as escolioses idiopáticas (as mais freqüentes), essas podem ser divididas de acordo com o início de seu aparecimento em:
- Infantil (início antes dos 3 anos de idade)
- Juvenil (entre 3 e 10 anos de idade)
- Adolescente (entre 10 e 18 anos de idade)
- Adulto (após os 18 anos de idade) Independente do tipo de escoliose apresentada e a idade de seu surgimento, é muito importante a avaliação periódica com um especialista em Coluna, para determinar se há necessidade do uso de coletes (órteses), avaliações radiográficas adicionais e, até mesmo, cirurgia.
Degeneração do disco
É um processo natural que ocorre com o envelhecimento, fazendo com que o conteúdo de água do disco diminua. Perdendo água, o disco perde altura e pode levar a uma hérnia (quando o conteúdo mole sai de dentro da camada externa mais rígida). Esse problema pode ocorrer em qualquer parte da coluna
Espondilolistese
Isso ocorre quando uma vértebra escorrega em relação a outra vértebra. Pode ser causado por algum traumatismo, decorrente de artrose e até mesmo por alguma falha óssea crônica com sobrecarga da coluna. Esse escorregamento determina uma instabilidade local entre as vértebras, podendo causar dor nas suas costas e até mesmo dor irradiada para os braços ou pernas, por compressão das raízes nervosas.
Hérnia de disco
Seu disco é formado por 2 camadas. Uma externa e mais rígida (anel