problema de coluna em crianças
São Paulo, 05 (AE) - A medicina está cada vez mais preocupada com o avanço dos problemas nas costas em crianças na fase escolar. A cada dia os pequenos passam mais horas na frente da televisão e do computador, quase sempre com postura errada, o que acaba levando a problemas de coluna. Nessa fase eles também sofrem com as mochilas pesadas, o que acaba gerando dores em suas costas e nos pés.
Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), as crianças de apenas 7 anos carregam mochilas com cerca de 15% do seu próprio peso, e se a carga transportada é grande, a postura e esforço requeridos afetam até a capacidade respiratória da criança. Segundo conclusão de estudo do Departamento de Fisioterapia da USP, o peso adequado transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal. O ideal é retirar todo o material desnecessário da mochila antes da criança ir para a escola. Uma boa dica é trocar aqueles cadernos pesados de mais de 10 matérias por um caderno para cada matéria, e só levar o necessário, o que será usado em aula.
Após dias de filmagem na entrada de uma escola em São Paulo, os pesquisadores identificaram que vários alunos transportavam o material escolar de maneira inadequada. Dentre os problemas mais comuns estão as situações em que as mochilas são apoiadas somente em um dos ombros, o que faz com que a força seja exercida de maneira excessiva em um dos lados, além de desbalancear o eixo do corpo, o que pode também causar problemas no joelho e nós pés. As mesmas contra-indicações se aplicam ao carregar a mochila com as mãos. Mesmo quando a mochila é transportada com rodinhas pode causar mau alinhamento do corpo e danos nas costas. O ideal é que a alça destes carrinhos esteja ao alcance da mão, mantendo os ombros na mesma altura e que sejam carregados com os dedos voltados para trás, de forma que não cause uma torção do tronco.
Para evitar tais problemas na vida das