Coluna Vertebral e problemas
A postura ideal da coluna acontece quando há um bom equilíbrio ortostático (posição vertical), com menos estresse e tensão nas articulações. Os desvios posturais são comuns nos dias atuais devido a agentes estressores e externos do cotidiano.
A literatura tem apresentado conclusões que apontam o método Pilates e outras técnicas terapêuticas como auxiliares na redução dos problemas posturais. Entre essas técnicas estão: exercícios físicos, estimulação elétrica dos músculos (também associado com exercícios), RPG (Reeducação Postural Global) e outros.
O melhor amigo da coluna vertebral são músculos relativamente fortes para ajudar na sustentação do corpo, mas principalmente, músculos muito bem alongados que facilitem a mobilidade e diminuam a compressão sobre as vértebras. Portanto, se quisermos tratar ou mesmo prevenir problemas posturais que possam levar a futuros incômodos, o alongamento e os exercícios físicos, surgem como o principal auxiliar, uma vez que darão ao músculo a tonicidade e a flexibilidade necessária.
Existe ainda em nosso meio alguns conceitos que precisam ser alterados, como por exemplo, o de que uma pessoa com problemas na coluna não deva fazer atividade física. Na verdade a falta total de atividade física só irá piorar ainda mais a situação de quem já está com algum tipo de desvio, pois os músculos responsáveis pela postura perderão cada vez mais tonicidade e o que é pior, terão diminuído a sua flexibilidade.
Portanto, os problemas da coluna vertebral podem e devem ser tratados com o auxílio de atividades físicas, desde que muito bem orientadas e com