problemas de coluna
CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA
EDUCAÇÂO FÍSICA
ESCOLIOSE
HENRIQUE BECKER – nº:20
Professor: Nemias Sanches
4311
Novo Hamburgo, 07 de agosto de 2014.
INTRODUÇÃO
center101282500O diagnóstico de escoliose chega a estar presente em até 3% da população em geral. A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral, definida quando existe uma curva na coluna maior do que 10o no plano coronal (olhando de frente ou de costas). A coluna vertebral se encurva no meio ou nos lados.
Coluna sem alterações Coluna com Escoliose
Na verdade, a escoliose não é apenas uma curva no plano frontal, mas sim uma rotação das vértebras que acaba culminando em alterações de todos os planos da coluna. Quando vista de cima para baixo, a escoliose apresenta as vértebras envolvidas na curva rodadas em relação umas às outras, o que pode determinar, além de rotação da coluna, deformidades das costelas, tórax, cintura escapular e pelve.
Comprovadamente, a escoliose é uma condição com influência genética, que pode aparecer em mais de um membro da mesma família, na mesma ou em diferentes gerações. Não é causada por qualquer coisa que os pais ou os filhos tenham feito ou deixado de fazer. Também não é causada por má postura ou por carregar peso nas costas. A escoliose é uma doença da coluna, que geralmente aparece durante a adolescência, mas também pode acontecer em outras épocas da vida.
DESENVOLVIMENTO
CAUSAS:
Existem diferentes causas para a escoliose, mas a escoliose Idiopática (que a ciência ainda não descobriu a causa) é apresentada por cerca de 80% a 85% dos jovens com essa patologia. Escoliose idiopática pode afetar os membros de uma mesma família tendo então associação genética e fatores hereditários. Entretanto, ainda não se sabe o porquê do desenvolvimento das curvaturas da coluna, e também porque algumas curvas progridem mais do que outras. A escoliose pode ocorrer em crianças perfeitamente saudáveis e