materiais
Passo 1: Considere o seguinte problema :
Deseja-se que um fio de aco ABNT 1040, apresente apos trefilacao a frio, um diametro de 3 mm e uma tensao limite de escoamento de 700 MPa.
Passo 2:
O processo de trefilação geralmente é levado a cabo “a frio”, ou seja, com temperaturas homólogas menores do que 0,5. Conseqüentemente o material trefilado dever-se-á apresentar na condição “encruado”, conforme mostrado na figura. Muitas vezes esta situação é desejada para:
• Aumentar a resistência mecânica (não há outro método adequado de aumentar a resistência mecânica do material);
• Propiciar uma situação microestrutural mais adequada para tratamentos térmicos subseqüentes (normalização ou têmpera);
• A conjunção do encruamento mais intenso na superfície com a melhoria do acabamento desta aumenta sensivelmente a vida em fadiga do componente.
A trefilação realizada na temperatura ambiente (ou próximo disto) aumenta, sensivelmente a resistência mecânica por encruamento. Como exemplo, a tabela 1.1 apresenta uma série de dados para barras de aço trefiladas a frio. Este aumento de resistência mecânica (limite de escoamento e limite de resistência) porém acarreta também uma perda de ductilidade (capacidade de deformação plástica), além de geração de tensões residuais e distorção interna. Muitas vezes, especialmente para materiais mais resistentes, torna-se necessário um tratamento de alívio de tensões, conforme também pode ser visto na tabela 1.1.
Tabela 1.1 – Alguns dados de comparação entre barras de aço da série SAE 10XX laminados
Calculando:
R = (Di/Df)-1
R = (25/3)-1 = 7,33%
Passo 3:
O diâmetro inicial nos é mostrado pela tabela de materiais, (Tabela 1.1), chegando assim a uma média de diâmetro menor e maior, adicionando-se ao cálculo.
Passo 4:
Relatório:
Trefilagem, ou Trefilação, é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da seção transversal (largura) e