Paradigma Dominante
Metodologia Da Pesquisa
Leila Duarte
Alunos: Maria Carolina Pinheiro Matheus Salomão
TRABALHO DE METODOLOGIA
Índice
Introdução ............................................................................. 02
A matemática ........................................................................ 03
As vertentes das ciências sociais ......................................... 03
O constitucionalismo e os ideais científicos .......................... 04
O neoconstitucionalismo....................................................... 06
Introdução
Será abordado nesse trabalho a construção de um paradigma dominante nas ciências naturais trazendo uma definição específica do que é ciência e como o direito se insere nesse paradigma da forma de ascensão ao status científico.
Também demos enfoque a sua entrada nesse paradigma e sobre a crise que tem feito ao modelo dominante.
A mudança de um modelo para outro, como o do positivismo e o do pós-positivismo, é explicado sob os paradigmas dominante e emergente do texto do Boaventura de Sousa Santos – Um discurso sobre as ciências.
A ordem científica dominante era o modelo racional que foi herdado do século XVI e consolidado no século XIX. Esta forma de racionalidade científica vislumbrava uma única forma de se atingir o conhecimento verdadeiro, um modelo totalitário que só aceitava o que decorria da aplicação de suas regras metodológicas e de seus próprios princípios. Não aceitavam o conhecimento científico e conhecimento do senso comum. Para uma análise e experimentação que levasse a um conhecimento mais profundo e rigoroso da natureza, empregava-se, como instrumento privilegiado de análise, a matemática.
A matemática reduzia da complexidade do mundo, por meios rigorosos das leis da natureza, o conhecimento causal da ciência