mruv
Uniformemente Variável – MRUV
Reginaldo Simões Delfim
Saulo Magnago Zon
Turma: 3115
1 Introdução O movimento retilíneo uniformemente variado se caracteriza pelos conceitos de aceleração e velocidade. Aceleração é constante, e como consequência a velocidade varia uniformemente. E a velocidade não permanece constante, ela aumenta ou diminui ao logo do tempo, conforme o valor da aceleração comunicada.
2 Objetivo Estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximam de um sistema sem atrito. Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazendo a análise cinemática e dinâmica dos dados observados e relacioná-los. E utilizar recursos computacionais como, conceitos de construção e obtenção de coeficientes de um determinado gráfico.
3 Teoria
Com a segundo a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão: Onde m é a massa do corpo e a é a aceleração.
Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme (MUV) sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).
A aceleração é uma grandeza vetorial, definida pela cinemática como sendo a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Quando um sistema apresenta aceleração constante, o módulo da mesma é dado por: Quando temos um sistema que apresentar aceleração constante, podemos obter uma função horária da posição x num movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUV).
Onde é a posição inicial do objeto, é a velocidade inicial do mesmo, t é o tempo e “a”, a aceleração.
4 Material utilizado
Régua,
Colchão de ar linear,
5 Procedimentos Práticos
Para fazer a experiência usamos um carrinho