MRUV
O seguinte experimento foi feito com o objetivo de estudar o movimento de um móvel num plano inclinado sem atrito. Utilizando aparelhos bem precisos de medição do tempo em que um carrinho percorre variadas distâncias numa superfície sem atrito.
O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é aquele em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num valor conhecido. Para que o movimento seja retilíneo a aceleração tem que ter o mesmo sentido da velocidade, e também pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente acelerado ou retardado dependendo do sentido da aceleração em relação à velocidade. Para isso utilizamos um trilho de ar com certo ângulo de inclinação que possibilitava o corpo se movimentar com aceleração constante.
O objetivo do experimento foi estudar o movimento retilíneo uniformemente variado. Com isso conseguimos provar que a massa influência ou não no MRUV, e descobrimos todas as forças que atuam nesse movimento, além da aceleração do móvel.
4-Teoria
o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O MRUV pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
Obs:A aceleração instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; α=limΔt->0=Δv/Δt. Δv: Variação de velocidade
Δt: Variação de tempo
a: aceleração Sabendo-se que a aceleração no MRUV permanece constante podemos calcular a variação do espaço de um móvel no decorrer do tempo.
S=So+Vot+at2/2
Mas como a Vo é 0 pode montar nossa fórmula dessa maneira: (S- So) = at²/2 onde “a” é a aceleração, “t” é o tempo e “S – So” é a variação de espaço.