Poupança
ADMINISTRAÇÃO GPF NA8
POUPANÇA
Cristiano Nunes Rodrigues
Vinicius
São Paulo
2010
UNIVERSIDADE ANHEMBI MURUMBI
ADMINISTRAÇÃO GPF NA8
POUPANÇA
Cristiano Nunes Rodrigues
Vinicius
23/10/06
2010
2
Índice
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................................5
2. 27
3
1. INTRODUÇÃO
A Poupança e a modalidade mais tradicional e conservadora do mercado. Permite ao investidor aplicar pequenas somas com rendimentos a cada 30 dias. A remuneração é composta por TR (taxa referencial) da data de aniversario da aplicação + 0,5% ao mês. A caderneta de poupança é uma aplicação pós-fixada. Os ganhos são isentos de imposto de renda, mas se o aplicador resgatar antes da data de aniversario da aplicação perde toda a rentabilidade do período (do montante resgatado e não do saldo)
O risco da poupança está diretamente associado ao banco que faz a captação desses recursos, pois o investidor, na verdade, está emprestando dinheiro ao banco captador, embora exista a garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito - até o limite de R$ 60.000,00 por CPF e por instituição.
4
2. POUPANÇA
3. HISTÓRICO
Regulamentadas em 1964, a caderneta de poupança tem como principal finalidade a captação de recursos que são usados principalmente no segmento habitacional, como financiamento de construção, reforma ou aquisição de imóveis residenciais. A poupança mostrou maior crescimento até a década de 1990, quando começou a perder terreno para aplicações de renda fixa com melhores perspectivas de rentabilidade. Os fundos de investimento, sobretudo os referenciados DI, passaram a ser procurados por muitos investidores, afinal, com baixo risco e possibilidade de aplicações de valores reduzidos, ofereciam um retorno mais atrativo, mesmo após a dedução de impostos e taxas.
4. CARACTERISTICAS
A poupança é a aplicação mais simples e popular