tudo sobre karl max
3.2.1. – Classes Sociais
3.2.2. – Ideologia e alienação
3.2.3. – Salário, valor, lucro, mais-valia
3.2.4. – A amplitude da contribuição de Karl Marx
Karl Marx e o materialismo histórico e dialético
Com o estudo do pensamento de Karl Marx, nossos objetivos são:
Compreender o processo de estabelecimento de diferentes formas de desigualdades para entender suas causas, persistências, possibilidades e dificuldades de amenizações;
Esclarecer as bases sociais sobre as quais se assentaram as desigualdades;
Refletir sobre o processo de criação, reprodução e aprofundamento das desigualdades sociais.
Karl Marx (1818-1883) nasceu em Treves, na Alemanha. Ao terminar o ensino secundário, matriculou-se na Universidade de Bonn para estudar direito, mas não concluiu seus estudos. Em 1836, matriculou-se na Universidade de Berlim, onde se dedicou ao estudo de história e filosofia. Nessa época, entrou em contato com o pensamento filosófico de Hegel (1770-1831), que exerceu grande influência na formulação de suas teorias.
Marx terminou seu doutorado em filosofia pela Universidade de Iena em 1841 e foi colaborador do jornal Gazeta Renana, onde escreveu matérias que expressavam problemas políticos e sociais. Com o fechamento do jornal, migrou para a França para publicar a revista Anais Franco-Alemães.
Em 1845, Marx foi expulso da França e se refugiou em Bruxelas, onde participou da Liga dos Comunistas. Em 1848, publicou o Manifesto do Partido Comunistajunto com
Friedrich Engels.
Marx teve uma vida ligada à militância política ao lado dos trabalhadores e esteve durante vários anos no exílio, principalmente entre França, Bélgica e Inglaterra. Suas principais obras são:
A ideologia alemã(1845);
Manifesto do Partido Comunista (1848);
O capital: crítica da economia política (1867).
Marx foi um pensador que recebeu influências de várias ciências e teve peso na atuação
política