Papéis de mintzberg
ESTRUTURA TEÓRICA DO MODELO MINTZBERG
Maria Auxiliadora Trevizan1, Isabel Amélia Costa Mendes2, Maria Suely Nogueira3, Yolanda Dora Martinez Évora4 RESUMO Este artigo focaliza o conjunto dos dez papéis administrativos propostos por Mintzberg, considerado pelas autoras como uma alternativa norteadora do trabalho administrativo da enfermeira. ABSTRACT This article focuses on the set of ten administrative roles proposed by Mintzberg, considered by the author as a guiding alternative for the administrative work of the nurse.
1 2
Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. 3 Auxiliar de Ensino do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP. 4 Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP.
A utilização da administração como um instrumento para o desenvolvimento da enfermagem é, sem dúvida, o ponto capital do trabalho da enfermeira que exerce função administrativa. Entretanto, incorporar a administração ao trabalho dessa profissional tem sido uma tarefa árdua uma vez que se evidenciam divergências sobre o conceito de função administrativa. Conforme ilustração de TREVIZAN3,p.135, autores nacionais demonstram diversidades na abrangência da referida função. Numa tentativa de contribuir para o alcance de um consenso em torno dessa função, apresenta-se este artigo com o objetivo de sugerir o MODELO MINTZBERG como instrumento organizador do trabalho administrativo da enfermeira. TEORIA DE PAPÉIS: Alicerce do Modelo A visão dos papéis administrativos apresentada por MINTZBERG1 é uma entre várias possíveis. O autor optou por esta possibilidade buscando alcançar o delineamento de um conjunto de papéis, através de um