explanação sobre os papéis dos Administradores instituídos por Henri Mintzberg
Nascido em 1939, o canadense Mintzberg estudou Engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT e hoje é professor de Gestão na McGill. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, Mintzberg dirigiu a sua obra para três temas principais: a elaboração de estratégias; as formas como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos mentais; e como são desenhadas as organizações para se adaptarem às suas necessidades. A frase: "A estratégia não se planeja, constrói-se", ficou célebre.
No início dos anos 1970, Mintzberg questionou a idéia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Estas funções fazem parte do processo administrativo, mas os gerentes têm outras funções. Com base em um estudo realizado com um pequeno grupo de altos executivos, por meio de observações diretas e registro exaustivo de suas atividades em relatórios.
Esta pesquisa resultou em 10 atividades do gerente, também chamados de 10 papéis, que estão ilustrados na Figura.
PAPEIS DE DECISÃO
PAPÉIS INTERPESSOAL PAPEIS DE INFORMAÇÃO
1 PAPÉIS INTERPESSOAIS
1. Figura de Proa – o gerente é um símbolo e representante da organização.
Está figura está presente em algumas tarefas, principalmente com relação à elementos externos à organização;
2. Líder – a liderança permeia todas as atividades do gerente. Ela é a característica mais importante de um gerente, pois nela residem todas as atividades interpessoais, onde se encontra o raio do círculo de influência do gerente;
3. Ligação – envolve a malha de relacionamentos que o gerente deve ter.
Nesses relacionamentos, ele vincula a sua equipe com outras.
2. PAPÉIS DE INFORMAÇÃO
4. Monitor – o gerente procura obter informações que lhe permitem