Paper Neoclassicismo
Acadêmico: Simone Nazario de Souza.
Profª. Ana Paula Anacleto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais ( ART 0139 ) – ARTES
25/ 09/ 2014
RESUMO
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa, foi muito influente na Arte e na Cultura. Criado no século XVIII até XIV tinha interesses pela antiguidade clássica apreciando a moderação o equilíbrio e o idealismo sem excessos decorativistas e dramáticos como por exemplos as obras do Barroco. Palavras – chave: Arte, Moderação, equilíbrio.
1 INTRODUÇÃO
O Neoclassicismo foi um movimento cultural revitalista que se fez como principal referência na Antiguidade clássica, na Grécia e na Roma Antiga.
Em meados do século XVIII houveram vários fatores para que nascesse em Roma uma corrente Classicista para combater as manifestações do Barroco e do Rococó.
Os fatores que contribuíram para esse acontecimento foram o esgotamento da fórmula Barroca com os seus excessos, o decorativismo fútil, a falta de decoro e irregularidade. Assim veio surgindo o interesse pela Antiguidade Clássica mostrando harmonia, equilíbrio e simplicidade.
Outro fator foi a influência do Neoclassicismo a religião com os ideais do luminismo combatiam as superstições e dogmas religiosos.
2 ARQUITETURA
A arquitetura Neoclassica surgiu em Roma através da ação teórica e pratica de Anton Rafael Mengs e J.J Winckelmann tendo conhecido um significado desenvolvimento nas cidades de Milão e Turim. A construção do Panteão de Paris projetado por Jaques Germain Soufflot para o Rei Luiz XV representava o momento de imposição da estética racionalista clássica sobre o Barroco decadente. Outro pais Europeu onde o Neoclassicismo teve um grande desenvolvimento foi a Alemanha. A sua gramatica severa é simples, fortemente marcada pela arte grega, esta bem representada nos trabalhos de Karl Friedrich Schinkel autor da porta de Brandeburgo em Berlin e de Leo Von Klenze. Em Inglaterra