A arte no romantismo
Romanticism in Art
[1]Paula Rossi Anzolin
SATC, Santa Catarina
[2]Tamiris Brígido
SATC, Santa Catarina
[3]Otávio Schlickmann
SATC, Santa Catarina
[4]Vamber Cabral
SATC, Santa Catarina
Resumo
O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre o período histórico-cultural denominado romantismo. O estudo aponta as principais características históricas e sociais vividas na época fazendo sua ligação com as formas de expressão artísticas presentes no período como, arquitetura, escultura e pintura. Há, também, como conclusão da pesquisa, um breve comentário sobre a presença do romantismo no Brasil.
Palavras-chave: Revolução, Exagero, Sentimentalismo, Liberdade
Abstract
This paper aims to research the historical and cultural period known as Romanticism. The study shows the main features of historical and social lived at the time doing his connection with the present forms of artistic expression in the period such as architecture, sculpture and painting. There, too, like completing the survey, a brief comment on the presence of romanticism in Brazil.
Keywords: Revolution, Exaggeration, Sentimentality, Freedom
1. Contexto histórico-social
Entende-se como romântico o período referente ao século XIX. Uma época marcada, principalmente, por mudanças na estrutura social ocasionadas pela Revolução Industrial e Francesa.
A Europa se agitava com a luta das classes operárias. O povo clamava por igualdade e liberdade. Ao mesmo tempo em que crescia o poder político e ideológico da burguesia.
Tais aspectos refletem na arte com a utilização de temas como o nacionalismo e a sentimentalidade popular.
Pode-se afirmar, então, que o artista romântico se define por palavras como: “revolução” e “liberdade”. Em seus estudos sobre o tema