Artes Plasticas No Romantismo
Romantismo nas artes plásticas (De 1790 a 1850)
A pintura do Romantismo brasileiro foi a principal expressão das artes plásticas no Brasil; Essa produção pictórica se inseriu na evolução do movimento romântico e coincidiu com o período do Segundo Reinado.
Subjetividade e introspecção, sentimentos e sensações são características deste período. A literatura romântica, os elementos da natureza e o passado são retratados de forma intensa no romantismo. São representantes desta época o artista Francisco Goya y Lucientes. Algumas de suas principais pinturas são: A Família de Carlos IV, O Colosso e Os Fuzilamentos do Três de Maio de 1808. Outras obras românticas: A Balsa da Medusa, de Theodore Géricault; A Carroça de Feno, de John Constable; A Morte de Sardanapalo, de Eugène Delacroix; e O Combatente Téméraire, de Joseph William Turner.
Goya: Como vários modernos, seus retratos críticos da realeza, tanto quanto sua representação da estupidez e do sofrimento humanos, ancoravam-se em sólidos princípios clássicos; deu origem a obras transcendentais de grande força expressiva e absoluto domínio técnico.
Para tanto, o artista mergulhou nos fundos mais sombrios das fantasias e fobias humanas, algo assim como a visão de um lunático ou de um desvairado na cata dos mistérios do inominável.
Theodore Géricault: Na França Eugéne Delacroix e Theodore aparecem como os principais lideres românticos; Theodore foi muito influenciado por Gros e exerceu uma grande influencia sobre Delacroix; Seu quadro a " A Balsa Da Medusa" relata o resgate dos sobreviventes de uma tragédia marítima que foi escândalo nessa época.
Eugene Delacroix: suas obras são marcadas pela grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento. Abordou temas exóticos, religiosos, cotidianos, políticos e históricos. Jean-Auguste-Dominique Ingres foi o principal rival de Delacroix. O Romantismo é um movimento artisticamente intenso e apaixonado, com ideais fortes e