Cromossomos Eucarioticos
1.1 Cromossomos
São estruturas de nucleoproteínas que transportam a informação gênica. Estão localizadas no núcleo da célula eucariota.
Os cromossomos são feitos de DNA (ácido desoxirribonucleico) e proteínas. Neles são encontradas sequências de genes que estarão disponíveis para a transcrição de RNA ( ácido ribonucleico).O DNA e algumas polimerases são capazes de serem copiados pela enzima DNA polimerase.
1.2 Tamanho do Cromossomo
Nas eucariotas o genoma tem um tamanho variável. Em algumas plantas eles são grandes, por exemplo na Lilíum longiflorum o genoma possui 300.000 milhões de pares de bases, em outras espécies o tamanho e o número de cromossomos -o cariótipo- vária amplamente, como nas espécies de veados Chinese muntjac e de Indian muntjac que possuem um semelhança no tamanho genômic o mas a forma tem 23 pares de cromossomos e os seus últimos três pares dos cromossomos são muito grande. É necessário um tamanho mínimo para a estabilidade do cromossomo eucarioto, ele está próximo de
50 kb e um limite máximo também existe para o tamanho do cromossomo, com isso ocorrendo pode ser possível visualizar facilmente o cromossomo, evitar uma fragmentação deles e uma possível perda de material genético.
O cariótipo humano consiste de 22 pares de autossomos e os cromossomos sexuais xx ou xy. Cada um desses cromossomos contém uma média de 100 milhões de pares de base de DNA. Alterações ocorridas nesses pares de cromossomos levam ao aparecimento de anomalias numéricas do cromossomo (aneuploidia), com isso a presença de uma única cópia (monossomia) de qualquer autossomo. Dessa forma, o caso de se torna incompatível com a sobrevivência de humanos. Em contra partida, a trissomia (cópia extra de um cromossomo) dos cromossomos 21(Síndrome de Down),18 e
13 são encontrados vivos na vida humana. O desenvolvimento anormal desses indivíduos podem estar ligados ao aumento na dosagem do gene transportado nestes cromossomos.