Paper de matemática
Adriane Regina Borelli
Prof. Cleci Speranza de Toni
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia( PED 0080) – Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática
30/06/2012
RESUMO
O desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nos alunos é uma necessidade para que possam pensar de forma mais crítica acerca dos conteúdos das diferentes disciplinas.. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento da aprendizagem para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Apresentaremos a teoria sócio-iteracionista de aprendizagem, ressaltando a importância da apropriação desses conceitos pelo professor, de forma que possa auxiliar o aluno em sala de aula.
Palavras-chaves: Desenvolvimento; Raciocínio; Matemático.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo, descreveremos a teoria sócio-interacionista da aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático na construção do conhecimento, a partir de pesquisa bibliográfica e reflexão procuramos identificar as formas de ensino e a utilização e manuseio de materiais concretos para o ensino da matemática.
Compreendemos que ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, devemos sempre procurar atividades alternativas que aumentem a motivação para a aprendizagem, desenvolvam a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
2 A NATUREZA DO ROCIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Muitas vezes nos perguntamos de que forma as crianças adquirem o conceito de número, tal como idéia (não a palavra) por ex: o conceito de número oito. Dentre as teorias sobre como a criança adquire o conceito de numero, a mais convincente é a teoria sócio-interacionista de